Dicas Hospedagem Sites Tutoriais

Como funciona o Airbnb? Como alugar? É confiável?

Escrito por Gui Correia
O Airbnb ainda não é muito popular por aqui, mas lá fora existe desde 2008 e já é bem mais difundido. Com o Airbnb você consegue alugar um cômodo ou espaços completos em praticamente qualquer lugar do mundo.

Quando você vai fazer uma viagem, depois de definir o destino, claro que você precisa definir o meio de você chegar até esse destino.
E tão importante quanto, é você escolher onde vai ficar. Afinal, se isso não for bem planejado e escolhido, pode causar alguns momentos desagradáveis e perca de tempo na procura de um novo lugar.

Nessa hora entra o desejo de ficar num lugar com uma localização legal e um preço bom. Duas coisas que geralmente não combinam muito.

Mas então, é aí que entra o Airbnb.

No Airbnb você pode alugar desde um cômodo dentro de um apartamento a alguns metros do Coliseu, até uma casa na árvore ou uma estadia dentro de um barco.

Você consegue alugar um espaço legal, com uma ótima localização, com um preço super baixo. Se não achar tão barato assim, é que você está numa região muito privilegiada, e com certeza pagaria muito mais num hotel convencional.

Dependendo da hospedagem que você escolha, você poderá cozinhar sua própria comida, lavar sua roupa, e ter outras liberdades que dificilmente teria num hotel.

Mas vamos ao que interessa!

Como funciona o Airbnb?

Entrando no domínio brasileiro do serviço (www.airbnb.com.br) você pode pesquisar hospedagens usando claro, a cidade ou local que deseja ficar, e o intervalo de datas que pretende permanecer. No caso de apenas um dia, basta repetir a data nos dois campos. Você pode selecionar um quarto privado ou compartilhado, sendo o último na maioria das vezes mais barato, pois você dividirá a diária com outros viajantes.
Outro filtro bem interessante que uso muito é o de valor da hospedagem. Você pode escolher o valor mínimo e máximo que quer pagar e o Airbnb te retorna as locais com diária dentro desse intervalo de valores.

Após pesquisar, você vai perceber que as hospedagens com maior conforto, mordomias e boa localização terão os valores maiores. E claro, o valor vai abaixando conforme esses critérios estão menos presentes na oferta de hospedagem.

Quando você encontra um lugar legal, isso não quer dizer que ele está disponível. A pesquisa do Airbnb mostrará para você lugares que teoricamente estão disponíveis, mas pode acontecer de o anfitrião ter se esquecido de atualizar a agenda de seu local, por exemplo. Outra possibilidade é ele não querer alugar o local para você, seja qual for o motivo para isso. Ele simplesmente pode recusar seu pedido sem satisfação alguma.
Algo que aconteceu muito comigo quando fui alugar, era situação de a data estar liberada no sistema, mas o anfitrião dizer que não estaria presente na data, logo, não poderia alugar.

Como evitar isso?

Uma das opções que uso bastante é enviar uma mensagem para o anfitrião. Terão vários botões “Falar com o Anfitrião“ na página do anúncio. É só clicar, e enviar uma mensagem perguntando o que desejar. Seja sobre a localização, se existem pontos de ônibus ou trem próximos, se é próximo do aeroporto, se tem algum tipo de restrição, enfim… O que você desejar que lhe ajude a ver se é o que procura, e se te passa confiança.

Depois de você enviar essa mensagem, o anfitrião já pode pré-reservar para você o local. Nesse caso você não precisará clicar no botão para pedir reserva, pois o anfitrião já aprovou você em seu local. Logo, já pode pagar a reserva, para garantir. Mas o anfitrião pode também simplesmente recusar, que não quer alugar pra você. Como já disse, seja qual for o motivo… Seja porque o local estará ocupado e ele esqueceu de atualizar, seja porque ele estará ausente na data, ou até mesmo se ele não for com sua cara ou achar que não passa confiança. Mas a maioria dá pelo menos uma satisfação do porque da recusa.

Após você passar a etapa de o anfitrião te aprovar como hóspede, você irá para a tela de pagamento, onde deve colocar os dados de seu cartão de crédito internacional e reservar o local.

No caso de o anfitrião não pré-reservar e você desejar pedir para reservar, você deve colocar seus dados de cartão de crédito. Pois, se o anfitrião aceitar o pedido, no mesmo momento, o valor da reserva será lançada no seu cartão. Lembrando que o valor inclui uma taxa do Airbnb, que varia de local para local, e também uma taxa de limpeza, se o anfitrião decidir que quer cobrar isso.

Outro detalhe é que o anfitrião recebe o valor da reserva um dia após a sua chegada no local. Também é verdade que até um dia antes do inicio da sua reserva você pode cancelar a mesma. Porém, você pode receber o estorno integral ou parcial. E isso você pode tomar conhecimento antes de fazer a reserva. Toda local mostra a política de cancelamento que o anfitrião adotou. Aqui você encontra todas as opções.

É muito bom dar atenção a este ponto antes de reservar pois definirá a maneira que você recebe o reembolso em caso de cancelamento.

Acho que é isso!

Na minha opinião o Airbnb proporciona uma experiência incrível, com um conceito disruptivo, que revoluciona a hotelaria.

Você pode ficar na casa de uma pessoa nativa, vendo seu cotidiano, costumes, recebendo dicas de quem mais conhece a cidade, melhorando seu idioma (o que não teria com um guia que falasse sua língua) e outras experiências únicas e fantásticas.

Claro que como tudo, existem seus riscos, mas o Airbnb proporciona uma segurança muito boa pela maneira como foi construído.

Se tiverem alguma dúvida ou algum outro detalhe que não falei, estou aqui pra ajudar.

Grande abraço e boa viagem!

Escritório do Airbnb em São Francisco, Califórnia.

Escritório do Airbnb em São Francisco, Califórnia.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Gui Correia

Um programador viajante, apaixonado por fotografia e amante da vida.
Ajudando e sendo ajudado a vida flui.

Hey! Não perca nossas novidades!

Inscreva-se para receber promoções, dicas, roteiros e experiências!
De viajante pra viajante. ;)

Nunca lhe enviaremos spam, apenas coisas lindas sobre viagem.