Dicas Estados Unidos Europa Passaporte

Posso viajar com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Escrito por Gui Correia
Essa é uma pergunta que muita gente me faz, afinal, ninguém quer perder uma viagem, nem ao menos entrando no país. E a resposta é: depende qual o seu destino.

Nos Estados Unidos se exige que os passaportes tenham validade de seis meses além da data que a pessoa vai deixar o país, mas isso não inclui o Brasil. Sabe por que? Porque fazemos parte de um acordo que se chama “Six Month Club”, onde basta estar com o passaporte válido durante toda sua estadia no país, e não tem com o que se preocupar! Você pode conferir essa informação no site U.S. Customs and Border Protection dos EUA.

Assim, todos brasileiros podem viajar com um passaporte que esteja válido pelo menos durante o período que você vai ficar nos Estados Unidos.

Agora falando de Europa, todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça) se exige um passaporte válido por pelo menos 3 meses depois da data de saída do país. Como a maioria sabe, todos os países que fazem parte desse tratado não exigem visto para brasileiros, apenas passaporte, mas é necessário cumprir algumas regras, como ter um seguro saúde, e no caso de solicitarem, comprovante de bagagem e de recursos para se manter em seu tempo de permanência na Europa.

Para entrar em alguns países da Europa, por exemplo, já me perguntaram qual o motivo da minha viagem, onde eu ficaria, por quanto tempo, para onde eu iria depois e o eu iria fazer no outro país. Então, quanto mais detalhes você tiver na mão para comprovar que você não vai ficar no país, melhor. Eu levei uma pasta com mil papéis e comprovantes.

Para os outros países segue a regra dos 6 meses, mas para garantir, o melhor é entrar em contato com a embaixada ou consulado do país pra ter certeza.

Minha dica é: na dúvida, faça um novo passaporte. Muito melhor é você gastar um pouco a mais agora, em um passaporte que dura 10 anos, do que estragar sua viagem e ter um grande prejuízo e dor de cabeça, pois se disserem que não pode entrar por não cumprir os requisitos, não há o que fazer.

E você já passou alguma experiência nesse sentido? Conseguiu embarcar com um passaporte fora dessas regras? Teve problemas na imigração ao desembarcar no exterior? Conta pra gente aqui nos comentários!

Abraço do viajante!

2 Comentários

  • Viajo dia 19/10/2017 e retorno dia 31/10/2017 da Europa, chegou por Londres e saio por Barcelona. Meu passaporte vence em 24/01/2018, de acordo com a nova regra previso renovar o passaporte, certo? Pois tenho que ter passaporte válido por 3 meses após a data de saída do país membro.
    E quanto a regra dos 6 meses de validade? Hoje são 31/05/2017, até a data da viagem não terei o 6 meses, mas terei em mãos o passaporte anterior por causa do visto que ainda está valendo. O que eu faço?

    • Oi Joyce, perdão por não ter visto seu comentário antes. O ideal seria fazer um novo passaporte, até porque agora ele dura 10 anos. Mas e aí, deu tudo certo? Ainda está em viagem?

Deixe um comentário

Sobre o autor

Gui Correia

Um programador viajante, apaixonado por fotografia e amante da vida.
Ajudando e sendo ajudado a vida flui.

Hey! Não perca nossas novidades!

Inscreva-se para receber promoções, dicas, roteiros e experiências!
De viajante pra viajante. ;)

Nunca lhe enviaremos spam, apenas coisas lindas sobre viagem.